Estrutura do Curso

 

Organização do Curso

O curso será composto por elementos norteadores acerca da alfabetização para estudantes com deficiência, respeitando as individualidades e as necessidades de aprendizagem para cada público específico. Os aspectos da oralidade/linguagem serão contemplados, uma vez que acompanha a construção da leitura e da escrita. As abordagens metodológicas dos processos de alfabetização serão desenvolvidas no que diz respeito aos impactos para aquisição de leitura e escrita, bem como das operações lógico-matemáticas por estudantes com deficiência. O uso de recursos pedagógicos e de estratégias de ensino apropriados para cada estudante serão discutidos e dialogados com os professores em formação.

As  abordagens  metodológicas  dos  processos  de  alfabetização  serão desenvolvidas no que diz respeito aos impactos para aquisição de leitura e escrita, bem como das operações lógico-matemáticas por estudantes com deficiência. O uso de recursos pedagógicos e de estratégias de ensino apropriados para cada estudante serão discutidos e dialogados com os professores em formação.

O curso será constituído dos seguintes módulos:

1.  Ambientação Digital e Alfabetização (30 horas): autonomia do aluno cursista à plataforma  Moodle,  desenvolvendo  o  uso  de  recursos  computacionais necessários para realização de disciplinas virtuais; Introdução de conteúdos relativos à Educação Especial e às deficiências que serão tratadas no curso.

2.  Alfabetização para estudantes surdos (30 horas): o ensino de português como segunda língua para estudantes cujo aprendizado da leitura não passa pela fonetização da língua e as singularidades no aprendizado do cálculo. Introdução à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e a identidade cultural da comunidade surda. Uso de recursos tecnológicos apropriados para este público. Metodologia de ensino para leitura e escrita da língua portuguesa como segunda língua.

3.  Alfabetização  para  estudantes  surdocegos  (30 horas):  a  comunicação  e  os processos de aprendizagem da leitura, da escrita e do cálculo. Desenvolvimento de técnicas e recursos didáticos apropriados para comunicação do aluno surdocego.

4. Metodologia do Trabalho Científico (30 horas): aspectos éticos da pesquisa e planejamento (30 horas): estudo da ética enquanto objeto, campo e definição. Busca da compreensão das origens e transformações histórico-sociais da moral. Análise da ética nas relações sociais, educacionais e profissionais, da bioética e pesquisa em seres humanos. Reflexão sobre a conduta responsável na pesquisa científica.

5.  Alfabetização para  estudantes  com  deficiência  física  (paralisia  cerebral)  (30 horas): atividades escolares e demandas funcionais do aluno com paralisia cerebral. Propostas de estratégias e de materiais alternativos para o uso no ambiente escolar: a tecnologia assistiva para aprendizagem da leitura, da escrita e do cálculo matemático. A comunicação alternativa para desenvolvimento da linguagem expressiva e receptiva.

6.  Alfabetização para estudantes com transtorno do espectro do autismo (30 horas): oportunidades de ensino da leitura, da escrita e do cálculo. Estratégias de ensino e  análise  das  contingências  de  comportamento  do  estudante  com  autismo. Manejo do comportamento para aquisição de leitura e escrita, produção de texto e cálculos matemáticos. Estimulação da linguagem e formas de comunicação alternativa.

7. Processos Investigativos I (60 horas): estudo dos elementos da produção textual necessários ao bom desempenho acadêmico e profissional, quanto à execução de trabalhos científicos.

8.  Alfabetização para   estudantes   com   deficiência   intelectual   (30 horas):   o aprendizado da leitura, da escrita e do cálculo e a singularidade cognitiva. Adequação e flexibilização curricular. Metodologia e estratégias de ensino condizentes e que estimulem as capacidades e potencialidades de cada estudante no que se refere à produção de textos e cálculos matemáticos.

9.  Alfabetização para estudantes cegos/baixa visão (30 horas): aquisição da leitura e da escrita pelo sistema Braille e do cálculo pelo sorobã. Elaboração de recursos didáticos para o ensino de leitura e escrita e de cálculo para estudantes com baixa visão.
10. Processos Investigativos II (60 horas): desenvolvimento de habilidades na elaboração de trabalhos científicos, abrangendo introdução, resumo e conclusão. Inclui revisão, criação de slides e apresentação.

Metodologia de Ensino

A metodologia será desenvolvida a partir de ferramentas tecnológicas disponibilizadas no ambiente de aprendizagem por meio da Plataforma Moodle. O objetivo principal é o de garantir qualidade nos processos de ensino e aprendizagem com propostas inovadoras, integrando as tecnologias de informação e comunicação na educação. A Plataforma Moodle da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) destina-se a atividades educacionais e acadêmicas por meio da criação de salas de aula virtuais. Assim, serão criadas salas virtuais para cada disciplina presente no curso de aperfeiçoamento. O professor pesquisador e o professor formador poderão, por exemplo, visualizar e editar a sala de aula virtual, interagir e avaliar todas as atividades dos usuários-estudantes, solicitar a inserção de usuários. Apenas os docentes responsáveis pela turma/disciplina e associados a ela nos sistemas de controle acadêmico podem ser cadastrados com esse perfil. Os tutores poderão visualizar a sala de aula virtual, interagir e avaliar todas as atividades dos usuários-estudantes. Os cursistas, professores da Educação básica pública, poderão visualizar a sala de aula virtual, interagir e participar de todas as atividades. Neste perfil são cadastrados todos os estudantes deferidos em cada disciplina.